Tal qual um livro que só realiza sua existência ao ser lido, a estação de trem que deixa de registrar chegadas e saídas deixa de existir, ainda que suas paredes permaneçam de pé.
01 - Estação Ferroviária Internacional de Canfranc, Espanha
Outrora a segunda maior estação de trem da Europa, a Estação Ferroviária Internacional de Canfranc fica no alto das montanhas de Pyrenees, em um pequeno vilarejo espanhol na fronteira com a França.
Ela era mantida pelos dois países e era muito frequentada, até que sofreu com prolemas financeiros e com a guerra. A estação foi fechada nos anos de 1970, após um trem descarrilhar e bater em uma ponte. O prédio deslumbrante foi deixado às ruínas.
Ela era mantida pelos dois países e era muito frequentada, até que sofreu com prolemas financeiros e com a guerra. A estação foi fechada nos anos de 1970, após um trem descarrilhar e bater em uma ponte. O prédio deslumbrante foi deixado às ruínas.
A estação foi inaugurada oficialmente em 1928, contando com a presença do rei da Espanha e do presidente da França e, o lugar ficou conhecido como o "Titanic das Montanhas". Entretanto, o local tem uma história conturbada. A estação foi um centro de transporte muito importante para os judeus fugirem durante a Segunda Guerra Mundial, no entanto, quando os nazistas tomaram o controle do município de Canfranc, de 1942 a 1944, eles utilizaram a estação para contrabandear o ouro roubado.
Hoje em dia, as assombradas ruínas da estação com o cenário das belas montanhas, tornou esse lugar uma atração turística popular, com visitas com uma guia para o local disponíveis. Recentemente, esse antigo ponto ferroviário foi comprado pelo governo de Aragão e grandes planos estão sendo feitos para restaurar o lugar, transformando-o em um luxuoso hotel com uma ferrovia funcionando.
02 - Estação Central de Michigan, Detroit / Estados Unidos (USA)
Desde que foi inaugurada em 1913, essa vasta estação de trem faz parte da história do tradicional bairro de Corktown. Mas, em décadas mais recentes, ela se tornou um símbolo da decadência da cidade. O antigo depósito de passageiros intermunicipal foi construído pela Michigan Central Railroad, mas depois que a Amtrak finalmente parou de usar a estação, ela foi fechado nos anos de 1980 e deixada vazia. Entretanto, a esperança do prédio ser utilizado novamente voltou quando a empresa Ford Motor Company comprou o lugar.
A grande arquitetura da famosa ruína de Detroit foi usada como cenário para diversos filmes, incluindo "Batman vs Superman: A Origem da Justiça". O prédio de 18 andares foi projetado pelas firmas Warren & Wetmore e Reed and Stem, que também projetaram o Grande Terminal Central de Nova York. O terminal de Detroit já teve um brilhante piso de mármore, tetos arqueados e azulejos azuis.
Depois que foi fechado, o prédio foi severamente vandalizado e começou a desmoronar com o passar dos anos. Entretanto, a beleza de seu interior anda permanecem. A Ford anunciou seus planos de recuperação do lugar, onde o majestoso saguão da antiga estação terá um uso público.
03 - Estação Anhalter Bahnhof, Berlim, Alemanha
Um notável exemplo de arquitetura ferroviária, a já grande e elaborada estação Anhalter Bahnhof está localizada a sudeste de Potsdamer Platz. Inaugurada em 1841, era o terminal de Berlim da linha que ia para Jüterbog e, mais tarde, para Dessau, Köthen e além. Hoje em dia, as pessoas passam pelos restos da estação enquanto andam por um parque que fica perto da moderna estação Anhalter Bahnhof S-Bahn.
A estação era utilizada para transportar milhares de judeus para os campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi bastante danificada durante a guerra e finalmente fechada em 1952. Apenas algumas partes da fachada permanecem até hoje, mas dão uma ideia do quão deslumbrante era o prédio e são uma memória viva do passado da cidade. As elaboradas esculturas do topo da construção são as características mais marcantes do local.
04 - Union Station, Indiana / Estados Unidos (USA)
Agora deixada às ruínas, essa ainda impressionante estação de trem pode ser encontrada em Gary, Indiana. Construída em 1910, com o estilo arquitetônico Beaux-Arts, poucos anos depois da fundação da cidade, o lugar ajudou a crescente indústria de aço. A estação ligou diversas linhas ferroviárias, mas foi fechada na década de 1950 com o declínio da indústria local.
O exterior da estação permanece surpreendentemente intacto, mas o interior, incluindo o grande antigo salão, foi destruído e vandalizado. Gary tem outras notáveis ruínas como a Igreja Metodista da Cidade, que assim como a estação, mostra o declínio da cidade com a queda da indústria.
05 - Estação Kácov, República Tcheca
Essa impressionante estação ferroviária encontra-se na pequena cidade de Kácov, na região da Boêmia Central, República Tcheca. Apesar de abandonado e negligenciado, o prédio ainda tem muito charme. Ele já foi usado como local de filmagem para filmes como o drama tcheco de 2001, "Num Céu Azul Escuro".
06 - Gudauta, Abecásia
Abecásia, um território disputado na costa leste do Mar Negro, têm diversas estações de trem abandonadas, incluindo essa em Gudauta. A dilapidada, mas ainda bonita estação ferroviária foi estabelecida durante a era soviética e não é utilizada desde o início dos anos de 1990.
Apesar das plataformas e trilhos abandonados, do exterior desgastado e do interior desbotado, essa estação de trem ainda mantém um pouco de sua antiga grandeza. Alguns detalhes do lugar, incluindo as arcadas esculpidas, permanecem visíveis dentro do prédio destruído. Os moradores estão ansiosos para restaurar a construção na sua antiga forma, com o trabalho de reparo no teto em andamento.
07 - Estação Ferroviária Psyrtskha, Abecásia
A abandonada estação ferroviária de Psyrtskha, em Novy Afon, com vista para um lago e cercada por montanhas, é outra parada de Abecásia que foi largada às ruínas. Apesar da estação estar abandonada, os trilhos circundantes ainda são utilizados.
Dentro, algumas janelas de vidro estão quebradas e os painéis de madeira foram danificados, mas o teto permanece intacto. Hoje em dia, a estação se tornou um lugar atrativo para fotógrafos interessados na paisagem abandonada da estação.
08 - Estação Ferroviária Helensburgh, Austrália
A linha de trem de Sutherland a Wollongong foi construída em Nova Gales do Sul, entre os anos de 1884 e 1886, para atender os fazendeiros. Existem sete túneis abandonados entre Waterfall e Otford, conhecidos como os Helensburgh Tunnels (Túneis de Helensburgh), bem como a estação abandonada de Helensburg. A área é popular entre andarilhos, entusiastas ferroviários e caça-fantasmas, atraídos pelos relatos de uma figura fantasmagórica encontrada nos túneis. Segundo a lenda, é o fantasma de Robert Hails, um mineiro atropelado por um trem em 1895.
Depois de serem abandonados por vários anos, os túneis foram drenados e o local escavado em 1995, sendo grande parte da plataforma original encontrada intacta. Agora, considerado Patrimônio Nacional, os túneis são famosos pelas suas colônias de vaga-lumes. Entretanto, eles foram temporariamente fechados ao público devido à problemas com vandalismo, que ameaçavam a população de vaga-lumes.
09 - Monte Romano, Itália
A antiga estação do Monte Romano encontra-se na linha de trem abandonada de Orte-Capranica-Civitavecchia, que foi construída para conectar o porto de Roma, no final do século XIX, no entanto, ela foi descontinuada em 1961. Hoje em dia, a linha é usada como rota por andarilhos e ciclistas de montanhas e, algumas das mais belas construções da estação permanecem, como o Monte Romano.
10 - La Petite Ceinture, Paris, França
Apodrecendo e abandonada, a linha de trem que circunda Paris tem uma certa beleza sobre ela. Era um meio de transporte vital para os parisienses que utilizaram a linha de 1862 a 1934. A área ficou totalmente abandonada por décadas, sendo tomadas por ervas daninhas, flores silvestres, outros tipos de vida selvagem e grafiteiros.
A já movimentada linha ferroviária, que também foi utilizada por trens de carga a vapor, originalmente tinha 29 estações, mas hoje em dia, existem apenas 17. O declínio da linha foi devido ao advento do metro subterrâneo de Paris e a popularização de veículos a motor.
Em 2007, no entanto, o trecho entre Porte d’Auteuil e Gare de la Muette, foi aberto ao público como um espaço urbano para caminhada. As pessoas podem aproveitar as trilhas ecológicas e do espaço aberto entre a Estação Balard e a Rua Olivier de Serres. O último trecho aberto foi em 2015.
11 - Estação Swanbourne, Buckinghamshire, Reino Unido
Ninguém desceu nessa estação remota e rural de Buckinghamshire desde 1968, onde os prédios encontram-se abandonados. A estação, que fica a poucos quilômetros do vilarejo de Swanbourne, ficava na linha que ligava Oxford a Bletchley e era operada pela Buckinghamshire Railway quando foi inaugurada nos anos de 1800.
A rota foi fechada pela British Railways Board depois da introdução de novos trens a diesel nos anos de 1960. A necessidade dessa linha também declinou após os passageiros acharem mais rápido a viagem via Londres ao invés da velha linha de Varsity, que percorria Oxford a Cambridge. Entretanto, o lugar ainda proporciona a nostalgia das antigas viagens de trem.
12 - 16th Street Station, Califórnia / Estados Unidos (USA)
O marco histórico decadente de West Oakland remonta a 1912 e é um ótimo exemplo do estilo arquitetônico de Beaux-Arts, com as suas enormes janelas arqueadas. No seu auge, a estação da Southern Pacific Railroad movimentava aproximadamente 400 trens que percorriam seus trilhos todos os dias. Mas, com o passar dos anos, outros modos de transporte surgiram e o número de passageiros decaíram. A estação foi bastante danificada no terremoto Loma Prieta, ocorrido em 1989.
Depois de diversos anos de negligencia, o grande prédio em desuso foi comprado pela construtora de casas populares, sem fins lucrativos, BRIDGE. Atualmente, o local é usado como set de filmagem e espaço para eventos, planos de recuperação da estação estão em andamento.
13 - Estação Ferroviária Danushkodi, Índia
Não é apenas a estação de trem que encontra-se abandonada e em ruínas na região sudeste da Ilha Pamban, em Tamil Nadu. O vilarejo inteiro de Danushkodi ficou deserto após um poderoso ciclone ter devastado os prédios da cidade, em 1964. Segundo alguns relatos, mais de 2.000 pessoas morreram durante o desastre natural.
Entre as ruínas da cidade está a antiga estação de trem, restando apenas parte de sua fachada. De maneira trágica, o ciclone provocou enormes ondas, sendo que uma delas atingiu um trem que chegava à estação Danushkodi, matando todas as 115 pessoas à bordo.
14 - Estação City Hall, Nova York / Estados Unidos (USA)
Construída em 1904, pelos renomados arquitetos Heins & LaFarge, City Hall foi a primeira estação de metro aberto ao público em Nova York. O local foi fechado em 1945 após os passageiros imigrarem para a estação vizinha Brooklyn Bridge, que tinha acesso as pistas expressas e locais, mais conveniente. A estação abandonada da cidade é um espaço incrível que permanece bem preservado.
Com sua plataforma curva, tetos abobadados, claraboias e candelabros ainda intactos, a estação pode até ter sido abandonada, mas permanece como um espaço vital para a história ferroviária dos EUA. A sua linha ainda é usada como ponto de retorno para a linha 6, mas a estação está fechada ao público. Entretanto, você pode agendar uma visita guiada com os membros do Museu do Trânsito de Nova York.
15 - Estação Ferroviária da Colônia do Sacramento, Uruguai
Uma das cidades mais antigas do Uruguai, a Colônia do Sacramento é conhecida pelo seu centro histórico, que é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Junto com os fascinantes prédios antigos da cidade está a abandonada estação ferroviária, com o seu exterior desbotado e grafitado e com os trilhos cobertos por vegetação.
16 - A Ferrovia Central do Terminal de Nova Jersey / Estados Unidos (USA)
Nas margens do rio Hudson, as ruínas da Ferrovia Central do Terminal de Nova Jersey podem não aparentar, mas a estação já foi um lugar bastante movimentado, onde milhares de passageiros passavam por lá. O galpão de trem de Bush, que ainda permanece de pé, abrigou 20 linhas e era, na época, o maior prédio construído.
Construída em 1889, a Ferrovia Central do Terminal de Nova Jersey significou novos tempos para muitos passageiros. Na verdade, ela recebeu mais de dois terços dos imigrantes vindo de Ilha Ellis que chegavam em Nova Jersey para recomeçar as suas vidas. Entretanto, com a Grande Depressão e o aumento de veículos motorizados que decretaram o fim da era ferroviária americana, a estação foi fechada em 1967.
Fonte dos textos e fotos: msn.com / Thymonthy Becker
CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
SONHOS DE UM VIAJANTE
ATRAVESSANDO OS CACHORRINHOS
Os filhotes de cachorro grudaram em mim como se eu fosse velcro, mas tudo que eles queria era atravessar os portões
Estava dentro do carro da firma que trabalho, juntamente com o Nathan. Ele ao volante e eu de carona. O carro ia muito velozmente. Então perguntei ao Nathan quem estava dirigindo. Ele disse que era eu. Pedi a ele então que pisasse no freio imediatamente, porque eu não dirigia o carro. Ele pisou no freio e o carro foi derrapando. Foi derrapando até no ponto onde a estrada se dividia em duas, numa bifurcação em -y-.
Ele parou junto a uma criança de uns 5 anos, que atravessava na faixa de pedestre. A criança não se assustou com o carro. Saímos do carro e eu disse ao Nathan que era ali que a gente iria trabalhar, pois eu estava reconhecendo o lugar. Havia uma escadaria rente ao passeio, que descia para uma espécie de porão. O Nathan foi na frente descendo as escadas. Fui atrás, descendo também, mas montado em uma bicicleta. Chegamos lá em baixo, havia um pequeno portão no final desta escada.
Depois deste portão havia um pequeno corredor, de 1 metro de largura, onde estava um guarda e vários filhotes de cachorros. Depois do corredor havia outro pequeno portão. Disse ao Nathan que tínhamos que atravessar o outro portãozinho, pois era ali que a gente trabalharia. Ao entrar neste pequeno corredor, todos os filhotes de cachorro que estava ali, pularam em mim e ficaram grudados como se minha roupa fosse de velcro. Andei com dificuldade atravessei o outro portãozinho. Ao atravessar o outro portão, os cachorros se soltaram de mim. Então aquele vigia disse que os cachorros só queriam alguém para levá-los ao outro lado. Os cachorrinhos foram embora e eu fui fazer meu serviço.
Ele parou junto a uma criança de uns 5 anos, que atravessava na faixa de pedestre. A criança não se assustou com o carro. Saímos do carro e eu disse ao Nathan que era ali que a gente iria trabalhar, pois eu estava reconhecendo o lugar. Havia uma escadaria rente ao passeio, que descia para uma espécie de porão. O Nathan foi na frente descendo as escadas. Fui atrás, descendo também, mas montado em uma bicicleta. Chegamos lá em baixo, havia um pequeno portão no final desta escada.
Depois deste portão havia um pequeno corredor, de 1 metro de largura, onde estava um guarda e vários filhotes de cachorros. Depois do corredor havia outro pequeno portão. Disse ao Nathan que tínhamos que atravessar o outro portãozinho, pois era ali que a gente trabalharia. Ao entrar neste pequeno corredor, todos os filhotes de cachorro que estava ali, pularam em mim e ficaram grudados como se minha roupa fosse de velcro. Andei com dificuldade atravessei o outro portãozinho. Ao atravessar o outro portão, os cachorros se soltaram de mim. Então aquele vigia disse que os cachorros só queriam alguém para levá-los ao outro lado. Os cachorrinhos foram embora e eu fui fazer meu serviço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Thanks for traveling in time.