REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA (UNITED KINGDOM): REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE

domingo, 12 de janeiro de 2020

REINO UNIDO DA GRÃ-BRETANHA E IRLANDA DO NORTE




Castelos, celebridades, mistérios, gastronomia, museus e muito mais 



REINO UNIDO 
Capital: Londres 
População: 62.417.000 hab 
Fuso horário: 3h (horário de Brasília) 
Código de área: 44 
Localização: Europa 
Banda militar escocesa com suas gaitas de fole (Thinkstock)
O Palácio Royal Pavilion foi construído no final do século 18, em Brighton, como um local de retiro e tratamento para os males da saúde do príncipe de Gales, o futuro rei George IV (Thinkstock)
A impressionante fachada semicircular do Royal Crescent, formada por trinta casas, é a marca registrada da cidade e um dos melhores exemplos da arquitetura georgiana (Davis McCardle)
O monumento Royal Liver Building foi construído no século 19, em Liverpool (Thinkstock)
Vista do Rio Tâmisa, com o Palácio Westminster à esquerda e o London Eye, à direita (Thinkstock)
Para muitos turistas, o aeroporto de Heathrow é o único ponto do Reino Unido que conhecem fora dos limites de Londres. Perfeitamente compreensível, considerando que a cada vez que descem do tube (o metrô na capital inglesa) se deparam com uma superatração: National Gallery, British Museum, Hyde Park, feirinha de Portobello Road… Mas não custa lembrar que vale a pena explorar os diferentes territórios sob a coroa de Elizabeth II.





Conheça as termas romanas de Bath e os mistérios de Stonehenge, em Salisbury. Em Liverpool, a cidade dos Beatles, siga os passos de John, Paul, Ringo e George, mas não deixe de procurar os excelentes museus da cidade. Dê um pulo no balneário favorito dos londrinos em Brighton e sinta um pouco dos ares da realeza em Windsor. 
As misteriosas formações de Stonehenge. Estudos recentes indicam que o sítio já era utilizado há, pelo menos, 5.000 anos, mas pouco se sabe sobre sua finalidade (Thinkstock)
Numa réplica do mítico ônibus amarelo dos Beatles, esse tour passa por locais obrigatórios para os fãs dos Fab Four: Rua Penny Lane, Strawberry Field (um orfanato do Exército da Salvação), Cavern Club (não é o original) e as casas onde os artistas viveram (©Britainonview)
Na única fonte de águas termais da Grã-Bretanha a água flui para tratar reumatismos ou simplesmente para relaxar (©Britainonview)
Menos de 100 quilômetros ao sul de Londres, Brighton é um dos balneários favoritos dos londrinos e que lota de visitantes principalmente aos finais de semana (Thinkstock)
A Catedral de Salisbury, construída no século 13, tem a agulha mais alta da Grã-Bretanha (Thinkstock)
Explore templos sagrados do esporte como as míticas quadras de Wimbledom, o venerável estádio de Wembley e o empetecado hipódromo de Ascot. Descubra que a cozinha local vai muito além do fish and chips, provando a nova onda gastronômica envolvida por chefs-celebridade como Jamie Oliver, Gordon Ramsay e o estrelado Tom Aikens.


Já a vida cultural é agitada, com teatros promovendo shows e musicais para todos os gostos, galerias de arte com produções excelentes e alguns dos melhores museus do planeta, com coleções formadas quando o Império Britânico gabava-se que, sob seus domínios, o sol nunca se punha. 
A atual monarca, Elizabeth II, usa o Holyroodhouse como residência oficial em suas visitas à Escócia, quando suntuosas cerimônias são organizadas em seus belos aposentos (Thinkstock)
Estátuas dos Beatles expostas no museu de cera Madame Tussauds (©Britainonview)
Nome que serviu de inspiração para uma canção dos Beatles, Penny Lane é também o nome de uma rua em Liverpool e sua placa é uma das mais furtadas do planeta (Thinkstock)
As docas do distrito financeiro de Canary Wharf e o gigantesco Millenium Dome, do arquiteto Richard Rogers, onde são realizados espetáculos musicais (Thinkstock)
Criado para ser uma estrutura temporária, a roda-gigante London Eye já faz parte permanente da paisagem londrina (Thinkstock)
Enfim, de fantasmas em castelos ao fino do pop, de personagens históricos à monarquia mais badalada do mundo, a Inglaterra é sempre um destino incrível, tanto para quem faz uma primeira visita quanto para quem não se cansa de voltar a esse lugar intrigante e multicultural. 
A National Portrait Gallery reúne preciosidades como o quadro com as princesas Anne e Elizabeth, de van Dyck, e trabalhos mais contemporâneos como a colagem de David Mach retratando o treinador de futebol Sir Alex Ferguson (© National Galleries of Scotland)
Detalhe da torre do relógio do parlamento inglês (Thinkstock)



Finalizada em 1894, a Tower Bridge foi aberta ao público em 1910 com a exposição permanente "The Tower Bridge Experience" (Thinkstock)
Troca da Guarda no Palácio de Buckingham, Londres (Adrian Pingstone / Creative Commons)

Stonehenge, em Salisbury, é um dos grandes mistérios do Reino Unido e atrai todo tipo de turista durante o solstício de verão (Scott Barbour/Getty Images)
Em tempo: o nome oficial do país é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, sendo que a Grã-Bretanha é formada por Inglaterra, Escócia e País de Gales. 
Balão voa sobre a ponte suspensa de Clifton, em Bristol, durante o Balloon Fiesta (Julian Finney/Getty Images)
O fabuloso palácio Chatsworth House, residência do duque de Devonshire, é uma das principais atrações turísticas do Reino Unido, atraindo cerca de um milhão de visitantes anualmente (Christopher Furlong/Getty Images)
Sede de um dos mais renomados eventos de dança de salão do mundo, o piso do salão central Blackpool Tower Ballroom possui mais de 30 mil tacos de madeira de lei (Christopher Furlong/Getty Images)
Termas romanas em Bath são algumas das heranças deixadas pelas legiões na Grã-Bretanha (Matt Cardy/Getty Images)
Saint Ives, no litoral da Cornuália, é uma daquelas típicas cidadezinhas britânicas com ar marítimo e muita organização (Matt Cardy/Getty Images)
COMO CHEGAR 
Via Aérea 
Voos diretos do Brasil para Londres são operados pela TAM (www.tam.com.br) e British Airways (www.britishairways.com). Nesse caso os desembarque é feito no aeroporto de Heathrow, a 24 quilômetros do Centro da cidade. Do aeroporto para o centro da cidade há duas opções básicas. A mais rápida e cara é o trem Heathrow Express (15 min até a estação Paddington, £32; serviço a cada 15 min entre 05h07 e 23h42).

A mais barata é com o tube (cerca de 1 hora, £5). Se optar por este último, vale a pena adquirir o cartão Oystercard, que lhe dá descontos para os serviços de transporte público, incluindo trem e ônibus. Lembre-se também que se chegar ou partir próximo aos horários de pico (6h/8h30 e 16h45/19h30) os vagões poderão estar cheios, dificultando a movimentação de malas e mesmo conseguir um assento para a longa viagem. 
Stratford-upon-Avon, Inglaterra, terra natal de William Shakespeare (Thinkstock)
Manchester, Inglaterra (Thinkstock)
Jane Austen Centre, Bath (Matt Cardy)
Polzeath, na costa da Cornuália, sudoeste da Inglaterra, possui um swell que agrada os surfistas britânicos. Mas não esqueça seu long john (Matt Cardy)
Outros aeroportos próximoas a Londres são Gatwick, Stansted, Luton e City, que recebem voos de outros países da Europa. Todos são bem conectados ao centro, por transporte público (metrô, trem ou ônibus). Companhias aéreas como Ryanair e EasyJet possuem voos nestes aeroportos e também nos de Liverpool, Manchester e Birmingham. 
O monumento de Stonenhege fica próximo a Salisbury (Matt Cardy)
Cada britânico tem seu pub preferido, onde é tirada sua cerveja favorita e onde seus amigos se encontram. Londres possui uma série de casas com uma atmosfera única e envolvente (Not forgotten CC)
Ponte da Torre de Londres (Oli Scarff/Getty Images)



Torre de Londres (Oli Scarff/Getty Images)
Via Terrestre 
O serviço de trens Eurostar é uma das formas mais práticas e rápidas para chegar ao país, via Londres (estação St. Pancras). Dentre as opções mais populares estão destinos como Paris (cerca de 2h30, a partir de £39) e Bruxelas (cerca de 2h20, a partir de £39). 
Com 310 metros de altura, o The Shard é não somente o maior edifício de Londres como de toda Europa (Oli Scarff/Getty Images)
Oxford, Inglaterra, a mais antiga cidade universitária do Reino Unido (Thinkstock)
Natural History Museum, em Knightsbridge, Londres (Peter Macdiarmid/Getty)
Via Marítima 
No passado a única forma de chegar às ilhas britânicas era via ferry-boats. Alguns dos principais portos operando rotas para o continente são Portsmouth, Newhaven e Dover. Deste último partem ferries (que também carregam automóveis) para Calais, França (operados por SeaFrance e P&O, 90 min) e Dunquerque (1h45, com Norfolk). 
Costa da Cornuália, no sudoeste da Inglaterra (Thinkstock)
A floresta de Screaming Woods (foto), em Kent, no Reino Unido, tem a fama de ser mal assombrada. Diz a lenda que é possível ouvir os gritos dos fantasmas de pessoas que se perderam e acabaram morrendo por lá. Alguns moradores da região afirmam que ela foi o cenário perfeito para o suicídio de soldados e coronéis no século 18, cujos espíritos ainda perseguem pessoas que se arriscam a caminhar por suas trilhas. Apesar de obscuro, vale a pena passear por entre as árvores e ouvir as histórias assustadoras (Thinkstock)
LOJAS FAVORITAS DOS BRASILEIROS EM LONDRES 
Todo roteiro em Londres deve incluir algumas horinhas para as compras. Aqui você encontra as lojas mais populares entre os turistas brasileiros que buscam preços bons, peças básicas e um toque de estilo londrino. 
PRIMARK 
A Primark é unanimidade entre os turistas que visitam Londres pela primeira ou décima vez. Aqui é possível comprar de meias a casacos, de biquinis a calças jeans, de peças vanguardistas aos itens mais básicos do guarda roupa. E o melhor?



O preço baixo, marca registrada da loja. Para quem viaja para Londres no inverno mas não quer investir muito em casacos pesados que raramente serão usados no Brasil, vale visitar a Primark assim que chegar. Existem duas lojas na Oxford Street: a mais antiga, na altura da estação de Marble Arch (link is external), e a mais recente, na outra ponta da rua (em frente a estação de Tottenham Court Road (link is external)). Ambas tem também seções de roupas infantis e objetos para casa. 
TOP SHOP 
A flagship da Top Shop (link is external) fica no burburinho da Oxford Circus, e é um ótimo destino de compras para quem busca peças de tendência com um “que” do estilo londrino. Além da extensa linha de roupas, bolsas e acessórios, há também uma seção de maquiagem. As peças que resultam das parcerias que a Top Shop faz com celebridades (como Kate Moss e Beyonce) certamente estarão a disposição nessa flagship. E, para quem quiser aproveitar, é possível até fazer uma escova no “Blow Bar” e acertar as sobrancelhas no “Brow Bar”, que existem dentro da loja. 
HARRODS 
Mais do que uma loja de departamento, a Harrods tornou-se um ponto turístico na região de Knightsbridge, um dos mais luxuosos bairros de Londres. Seja pela imensidade da loja (é fácil perder-se lá dentro!), pela iluminação da fachada a noite, pelas maravilhosas vitrines ou simplesmente por concentrar tantos produtos e tantas marcas, a Harrods (link is external) está sempre cheia.



Mesmo que você vá atá a Harrods sem o intuito de comprar qualquer coisa, é difícil resistir as delícias e as lindas embalagens de presente do setor de comidas e bebidas (que fica no térreo). Uma ótima opção para comprar presentes, principalmente para os foodies de plantão. 
LILLYWHITES 
Uma loja em plena Piccadilly Circus não pode ter boas ofertas, certo? Deve ser caça turista e cobrar bem mais caro, certo? Errado! A Lillywhites (link is external) é uma das melhores lojas de roupas para esportes em Londres, e tem alguns equipamentos também. Não se deixe intimidar pela multidão no térreo da loja e encare a escadaria para explorar os demais departamentos nos cinco andares.



Em cada andar você encontra uma ou mais “especialidades”: futebol, tênis, corrida, esportes outdoor, golfe entre outros. A Lillywhites também é um bom lugar para comprar tênis, desde os especializados até os modelos mais comuns, para o dia a dia. 
HAMLEYS 
É fácil localizar a Hamleys na Regent Street: basta buscar a maior concentração de pessoas na porta deuma loja! Há sempre um burburinho por ali, pois invariavelmente tem alguém testanto brinquedos ou fazendo graça com as crianças que passam. A Hamleys (link is external) é a mais antiga loja de brinquedos do mundo, e em seus sete andares você irá encontrar absolutamente tudo: brinquedos educativos, bichos de pelúcia, eletrônicos, bonecas, jogos de tabuleiro, blocos de construção e muito mais. Um verdadeiro paraíso dos brinquedos que encanta também os adultos. 
COZINHA BRITÂNICA 
Experimente deliciosas comidas locais, do haggis escocês aos pastéis da Cornualha. 

HAGGIS, ESCÓCIA 
​Muitos já ouviram falar deste tradicional prato escocês, embora nem todos conheçam sua receita de verdade. O haggis é feito com miúdos de carneiro (podem ser também de porco ou de boi) misturados com banha, cebola, farinha de aveia, especiarias e temperos, que são acondicionados dentro do estômago do animal e cozidos.


Não é uma opção para os paladares mais sensíveis, mas, se você experimentar um haggis de qualidade, vai perceber o quanto é delicioso. 
TORTAS DE CARNE DE PORCO, MELTON MOWBRAY, LEICESTERSHIRE, INGLATERRA 
​Essas douradas tortas de carne de porco são feitas com cortes nobres do animal, incluindo sua deliciosa porção gelatinosa, e fina massa caseira. Para provar a versão mais apetitosa – e original–, vá à cidade de Melton Mowbray (link is external), em Leicestershire, e visite a loja de torta Dickinson & Morris (link is external) para encontrar a receita original e tentar fazer sua versão com suas mãos. 
CREME DE LEITE DE DEVONSHIRE, DEVON, INGLATERRA 
​O creme de leite (link is external) produzido em Devonshire é um dos mais deliciosos que você pode encontrar, graças às exuberantes pastagens naturais da região. Trata-se de um creme espesso e aveludado, que arremata com perfeição um bolinho assado coberto com geleia de morango. Com um bule de chá quente, essa combinação fica ainda mais deliciosa para um chá da tarde. 
QUEIJOS BRITÂNICOS 
​Há uma enorme variedade de queijos tipicamente britânicos que merecem ser provados. Entre eles, o picante stilton azul (link is external), produzido em apenas seis laticínios do mundo por lei; o saboroso yarg da Cornualha (link is external), que é envolvido em folhas de urtiga na maturação; e o cheddar (link is external), fabricado no oeste do país. Mas esses são apenas os mais famosos – há mais de 700 tipos de queijos no Reino Unido à sua escolha. 
INFORMAÇÕES AO VIAJANTE 
Línguas: Inglês 
Moeda: Libra esterlina 
Como ligar para o Brasil: 0800-89-00-55; 0800-056-74-42 
Visto: Não é necessário 
Embaixada oficial no Brasil: 
SES, Qd. 801, lote 8, Brasília (DF) 
61 3329-2300
ESTA EH A BANDEIRA DO REINO UNIDO
ESTE EH O REAL BRASÃO DE ARMAS DO REINO UNIDO 




Fonte dos textos e fotos: viagemeturismo.abril.com.br / Thymonthy Becker / visitbritain.com 



Conheça os Estados Unidos da América


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thanks for traveling in time.